Postagens populares

quarta-feira, 30 de março de 2011

LEGUÁ BUGI BUA

Légua Bogi Buá uma pequena história de muita sabedoria


Em Codó, onde se diz que o caboclo “Brada” mais alto, afirma-se que aquela categoria de encantado é comandada por Légua Buji Buá, que se intitula filho de Pedro Angaço e Rainha Rosa. Santa Bárbara tem sido proclamada protetora dos terreiros de Mina do Maranhão. Ela valoriza estes caboclos boiadeiros, comparando-os.
Seu Légua vem de uma região do Maranhão chamada Codó, município situado no cerrado maranhense e na bacia do rio Itaperucu. É uma localidade reconhecida por seus terreiros, por ser uma região quilombola ligado ao terecô, ao tambor da mata, relacionada mais com os caboclos e a prática da magia negra.
Entre os encantados mais importantes está ele, Légua Bogi Buá.
Codó, também conhecida como capital da magia negra. Falar desta entidade, de sua família e dos seus dois lados (“banda branca” e banda “preta” – bem/mal) como sempre é dito pelo caboclo Lauro Bogi Buá (da família de “Légua”) que e falar a seguinte frase:
“Eu sou Lauro Bogi Buá, uma banda branca e outra preta, metade de Deus e metade do diabo”. Há diversos mitos de como e quando Légua Bogi chegou a essa região, tanto quanto em relação a sua família e seu comportamento dentro dos terreiros.
(...) Na casa de Jorge, Légua Bogi é jovem, brincalhão meio rude e desbocado, tem numerosos amigos, gosta muito de bebida alcoólica e da brincadeira de Bumba-Boi. Em Codó, no salão de dona Antoninha, ouvimos falar dele como o encantado mais velho do mundo, como filho desobediente (Maria dos Santos) e como um preto velho angolano (dona Antoninha) (...) Em Viana (Maranhão), Légua Bogi é visto pelos médiuns (que tem vidência) como um preto-velho que usa chapéu, parecido com o falecido artista nordestino Luiz Gonzaga. Algumas pessoas o vêem caminhando na cidade; outras, andando sobre as águas do mar, sem afundar. Mas, conforme o curador e “mineiro” Rogério, Légua também aparece a eles como um boi preto, com uma estrela brilhante na testa, que ameaça “parti pra cima” do médium que não cumprir suas obrigações para com ele. Légua Bogi é um dos encantados mais antigos de Codó, mas a família de Légua entrou ali quando já havia acabado a euforia do algodão, e ele veio como um dos “filhos do gado”, daí porque aparece com chapéu de couro e rebenque. Segundo o mesmo informante, em São Luís, eles “aportaram” no início do século XX como uma família já constituída e foram trazidos por Maximiana e por migrantes do Mearim e Codó.
Quando o caboclo Légua Bogi está incorporado sempre se refere ao lugar de onde veio: Codó. A ligação com essa região é relacionada no momento do transe, onde a entidade faz uma ponte entre o Estado que se encontra no momento do transe e Codó (MA).

15 comentários:

  1. já ouvi falar não pelo nome e mto resumidamente por amigos maranhenses...parece algo mto secreto. ouvi falar de bita de barão por isso fui pesquisar...queria saber que linha é, rsss descobri e soube de mais coisas q meus conhecidos n contaram ou n quiseram contar rsss vai q eles são feiticeiros e nem são tão meus amigos rsss.

    ResponderExcluir
  2. meu nome é Diego Bragança, sou o historiador da Associação Cultural Axé e Luz (ACALUZ), que você conhece muito bem.

    Em minhas pesquisas pela internet quando usava meu nome, me deparei com seu blog. E fiquei muito surpreso com o que eu encontrei. Em seu site, me deparei com publicações que pertencem a Associação ACALUZ, ou seja, são textos frutos de minha pesquisa e do senhor Adriano Figueiredo (presidente da ACALUZ). Postagens essas, que foram, simplesmente, coladas em seu site na integra.

    Por um lado é bom saber que nossas publicações despertam o interesse das pessoas. por outro lado, não é nada interessante ver nossas postagens serem coladas em outros sites e sem o devido crédito, ou seja, sem dizer que produziu, de onde foi retirado e de quem é a autoria do texto. Assim fica fácil.

    Espero um contato seu para conversarmos e a nossa associação receber explicações:

    Aqui está meu e-mail:

    diegobragancademoura@hotmail.com

    Diego Bragança de Moura
    Historiador/Pesquisador da ACALUZ

    ResponderExcluir
  3. Esse conhecimento e da nação de mina e suas variantes.e tenho certeza cada vez mas que nossos segredos continuarão encrustados em nosso íntimo pós somos adeptos praticantes da nação mina !!

    ResponderExcluir
  4. Tem um a doutrina que diz assim::A mina não a b c.nao e na escola que se aprende a ler
    a e a é a e
    não é na escola que se aprende a ler.

    ResponderExcluir
  5. Olá sou Regina, filha de légua boji bua. Este meu pai e cheio de mistério um em cantado do codo. Salve légua boji bua

    ResponderExcluir
  6. Olá sou Regina, filha de légua boji bua. Este meu pai e cheio de mistério um em cantado do codo. Salve légua boji bua

    ResponderExcluir
  7. Olá. Será que alguém pode me informar uma doutrina do caboclo francisquinho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu Francisquinho quando chega no salão e pra fazer caboco baiar, seu francisquinho quando chega no salão é pra fazer caboco baia, sou eu Francisquinho Bogi, eu sou filho de LeguL Boa (2x)

      Excluir
  8. Olá. Será que alguém pode me informar uma doutrina do caboclo francisquinho?

    ResponderExcluir
  9. Sou, Maria Amilza, filha de légua Boji Bua esse é o meu Pai devo muito a ele por tudo que tenho Amo MACUBA e como MACUBA

    ResponderExcluir
  10. sou de natividade tocantins pertenço ao terreiro de mae romana sou filho do senhor lega graças a deus me chamo adonay divino gostaria de saber mais do senhor lega recebo senhor lega

    ResponderExcluir
  11. Microtouch Titanium trim
    The latest t fal titanium pan product from the group's iSoftBet babyliss pro titanium flat iron Group. Microtouch citizen titanium dive watch Titanium trim titanium vs stainless steel is titanium exhaust wrap designed to make the ideal companion for your favorite game console. In

    ResponderExcluir